domingo, 14 de julho de 2013

Dicas Culturais

Pelourinho

O Pelourinho faz parte do Centro Histórico de Salvador, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas.






Solar do Unhão

É um conjunto arquitetônico integrado pelo Solar, pela Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanques. Atualmente abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

Solar do Unhão. Endereço: Av. Contorno, s/n. Bairro: Contorno 

Horário de Funcionamento:
Terça a sexta, das 13h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h
Entrada gratuita

 





Farol da Barra

Erguido 34 anos após o descobrimento do Brasil, o Farol da Barra é considerado o ponto de origem de Salvador. Atualmente abriga o Museu Náutico da Bahia. O museu guarda histórias de naufrágios ocorridos desde o período colonial, além de informações sobre hidrografia, sinalização náutica e a cartografia da Bahia de Todos os Santos.
O local possui um panorama exuberante com seu magnífico pôr-do-sol incidindo sobre o mar da Baía de Todos os Santos, atração obrigatória para turistas.
O Farol da Barra está localizado na Av. Alm Marques Leão, 138 – Barra, Salvador –BA
Horário de funcionamento do Museu: Terças a Domingo, das 8h30 às 19h.
Para maiores informações: (71) 3264-2481



Igreja do Bonfim

A Igreja Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador, foi construída entre 1746 e 1754, para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa, em 1745.

A arquitetura é em estilo neo-clássico e fachada em rococó. Segue o modelo das igrejas portuguesas dos séculos 18 e 19, com belos afrescos e azulejaria.
O Senhor do Bonfim é o padroeiro da Bahia e um ícone da fé baiana.

Endereço: Largo do Bonfim - Bonfim. CEP 40425-360. Tel.: (71) 3316-2196




Mercado Modelo

O Mercado Modelo é um tradicional centro de artesanato típico da Bahia. Considerado um dos principais pontos turísticos da capital baiana, reúne o que há de mais expressivo nas tradições locais, desde os trabalhos de arte realizados por artesãos, até a comida que é símbolo do estado. 

Atualmente, são mais de 260 lojas dentro do mercado que vendem os mais variados tipos de arte baiana. Aqui, é possível encontrar rendas, tapeçarias, pinturas, objetos de decoração, artigos em cerâmica e lembrancinhas dessa cidade única no Brasil. Isso sem falar nos trabalhos com pedras preciosas, bijuterias, jóias, figas, couro, prataria, e tantas outras peças que impressionam por sua qualidade e riqueza de detalhes, cores e formatos. 
 

O seu entorno conta ainda com o tradicional Elevador Lacerda, a igreja da Conceição da Praia, a Marina da Cidade e o porto, completando o cenário multicolorido tão peculiar de Salvador. O edifício neoclássico, construído em 1861 e tombado  pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, abrigou no passado a Terceira Alfândega da capital.

O Mercado Modelo está localizado na cidade baixa de Salvador, mais precisamente na Praça Cayru. 




Forte de Monte Serrat

Construído inicialmente como um pequeno forte entre 1538 e 1587, o local foi reformado 15 anos depois para elevar seu poder defensivo. Era conhecido como Fortaleza de São Felipe, até ter seu nome alterado no século XIX. É um belo ponto turístico, carregado de história. Em 1638, foi ocupado pelos holandeses e abrigou o príncipe Maurício de Nassau. Lá fica o Museu das Armas. 
Endereço: Av Santa Rita Durão, s/n - Mont Serrat - Salvador - BA - CEP: 40425-000




Museu Carlos Costa Pinto

O museu propicia um inesquecível retrato da Bahia Colonial e Imperial. Os objetos expostos, que pertenceram em sua maioria as antigas famílias da aristocracia açucareira revivem os áureos tempos dos solares e engenhos baianos.

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2490, Vitória - Salvador - Bahia
Tel: (71) 3336 - 6081
O Museu funciona de segunda-feira a sábado, das 14:30h às 19:00h, exceto terça-feira,
quando fecha ao público para manutenção e trabalhos técnicos.







Ponta do Humaitá - Museu da Armaria


A Ponta do Humaitá é ponto turístico ainda pouco divulgado da península de Itapagipe, cidade baixa. De lá é possível ter uma belíssima vista da cidade. No pátio que invade o mar, tem uma igrejinha, um convento e um farol, de onde temos uma das mais poéticas paisagens marinhas da Baía de Todos os Santos, especialmente no pôr-do-sol. Construído a partir de 1583, numa posição estratégica no alto da ponta, foi concluído em 1742, sem modificações em sua planta original. Desde 1993, abriga o Museu da Armaria, com armamentos civis e militares, alguns utilizados pelo Exército no passado. 

 Além da igreja e do mosteiro a Ponta de Humaitá abriga um charmoso farol e um pier, recentemente reformado para dar ao visitante conforto para a observação da paisagem.
Seja do pier, seja do farol ou das imediações da igreja, em qualquer ângulo é possível assistir a um pôr de sol inesquecível. Com certeza, uma das mais belas paisagens de nossa cidade.







Igreja de São Francisco, a igreja de ouro 


A Igreja e Convento de São Francisco, construída no século XVIII no Pelourinho, seguindo um projeto do Padre Vicente das Chagas, é uma das mais ricas do Brasil.
Oitenta quilos de ouro decoram a igreja mais exuberante de Salvador. Símbolo máximo do Barroco português no mundo.
O templo tem o interior todo recoberto em ouro e jacarandá. Está lá também uma escultura de São Pedro de Alcântara, feita no século XVII. Esta imagem é considerada uma das obras primas da arte sacra baiana.
A planta da igreja é incomum entre as edificações franciscanas do Nordeste, pois tem três naves, ao passo que o desenho mais usual conta com apenas uma nave. A fachada, voltada para um grande largo onde existe um cruzeiro, tem influência maneirista, com duas torres laterais relativamente simples e um volume central mais decorado, especialmente no frontão.
A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna. Todas as superfícies do interior –
 paredes, colunas, teto, capelas, são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos, além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições moralistas diversas. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, realizadas entre 1733 e 1737.
A portaria lateral que dá acesso ao convento, possui pintura ilusionista no teto atribuída a José Joaquim da Rocha na segunda metade do século XVIII.
O convento começou a ser construído um século depois que os primeiros franciscanos chegaram em Salvador em 1587.
É um dos maiores complexos arquitetônicos da Cidade do Salvador. A exuberante riqueza de arte foi construído em torno de um claustro quadrado, tem um sub-solo e dois pavimentos sobre o nível da rua.

Sua decoração mostra ricos painéis de azulejo da primeira metade do século XVIII, parte deles criada por Bartolomeu Antunes de Jesus em 1737, em Lisboa.
Eleita em 2009, uma das "Sete Maravilhas Portuguesas no Mundo".
Endereço: Centro Histórico de Salvador, Pelourinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário